sábado, 21 de fevereiro de 2009

PSB - CIENTÍFICO

Diadema, 16 de fevereiro de 2009.
Texto: Sotero do Carmo Brasil.
Criado para analise cientifica.


O Partido Socialista Brasileiro – PSB desde o seu surgimento em 1945, como Movimento Socialista – MS, constituído em 1947. Foi um grande avanço ideologicamente para ajudar na construção de um sistema socialista. O M.S. foi uma tendência que surgiu no Partido Comunista do Brasil – PCB. Onde não concordava com o radicalismo, ou mesmo o foquismo na construção de um sistema igualitário e democrático. Assim a necessidade da desvinculação do PCB e constituir o MS e depois surge o PSB com a bandeira do Socialismo e Liberdade. Empunhando esta bandeira com a campanha “O Petróleo é Nosso”; Assim surgiu a Petrobrás.
Em Diadema o surgimento do PSB em 1985, não foi diferente, também surgiu de uma alternativa de construir o socialismo com liberdade. Mas a única diferença é que os militantes e filiados que estão no PSB, são na maioria dissidentes do PT e não do PCB. Assim também buscando liberdade da suas expressões ideológicas no campo de esquerda.
Por exemplo: Iniciou em 1985, as discussões para a construção do PSB em Diadema com os socialistas: Manoel de Carvalho ( Nenéo), Joel Serafim, Jaime de Souza (Jaiminho). Com a iniciativa desse grupo foi que os militantes do PCB, PC do B na maioria do PT passaram a se filiarem no PSB. Porque encontraram uma alternativa democrática para levar a frente seus ideais do “Socialismo e Liberdade”. Quais não encontraram no outros partidos de esquerda.
Sabemos, que constituir um partido é fácil, mas manter um programa ideológico e puramente socialista é quase impossível, quando constituído dentro do sistema capitalista. Muitos travestem se de esquerda e permanecem por oportunismo na sombra da bandeira do socialismo.
Hoje, se avaliarmos, quantos obtiveram mandatos nas sombras dos partidos do campo da esquerda e administram para direita, são inúmeros. Com isso tentam desmoralizar os ideais e dizem que os socialistas não têm quadro.
Os socialistas têm quadro sim! Mas pela seriedade, honestidade e dignidade principalmente comprometidas com a sociedade.
Claro, que os socialistas não tem quadro para administrar no moldes capitalistas, com a corrupção, o desvio de recursos favorecendo os mandatários.
Em Diadema esta em clara evidência os projetos dos quadros do PSB gestão 1997/2000, que se tornaram realidade e contempla as necessidades atuais. Na Segurança a Guarda Municipal; No Meio Ambiente o Parque Ecológico e o Jardim Botânico; No Transporte a Redução drástica de prejuízos e compra de ônibus com recursos próprio da ETCD e sem entregar a concessão para a privada; Na saúde “ Médicos e agentes Comunitários da saúde em casa”. Na educação Merenda de qualidade e valorização dos profissionais e construção de escolas. Quando o PSB assumiu administração em 1997, foi sobre tentativa de intervenções pelo governo do Estado, Cortes de energias elétricas, devido às dívidas deixadas pelo antecessor.
Acreditamos, que não há necessidade de um dossiê do passado, porque a própria mídia divulgou amplamente as situações catastróficas que se encontrava a prefeitura quando o PSB venceu as eleições de 1996. Muitas vezes o que prejudica a militância ou quadro de um partido é o atrelamento político para se ganhar o poder. Mas, o PSB Diadema esta livre de qualquer tipo de atrelamento. Tanto é que, com dificuldades estruturais e financeiras, a população elegeu uma bancada do PSB com dois vereadores. Que serão quadros importantes para viabilizar projetos do PSB atendendo, as necessidades mais urgentes do povo. “Por uma Diadema mais igualitária”. A crise financeira Provocada pelo sistema imperialista terá, seus efeitos avassaladores. O PSB e sua militância esta preparada para defender e administrar o patrimônio público nas três estâncias, municipal, estadual e nacional.
Certo, que o PSB estatutariamente não existe o centralismo democrático e muito menos podemos cair no sectarismo partidário e para que possamos avançar no crescimento, teremos que discutir os governos, ou até mesmos governar juntos com outros partidos.
Desde que, não percamos nossa referência como um partido socialista e continuamos empunhando a bandeira do PSB. No mundo não existe partido com quadros suficientes para administrar patrimônios e finanças dos governos. Por exemplo, no Brasil o PT mantém no Banco Central e outras autarquias sobre administração de outros partidos e o PSB não são diferentes. Mas, todos têm que serem prepositivos e não podem perder o fio condutor de seus projetos sejam ideológicos ou não.
Prestando atenção verificam, que Diadema é governada por quadros de vários partidos, alguns são prepositivos (colocar se a frente) mantendo suas referências, outros perdem suas referencias por não serem prepositivos.
Os partidos de oposição poderão governar juntos e serem sustentação, ao mesmo tempo fiscalizadores das atuações do governo. Assim dando equilíbrio e governabilidade. Hoje em muitas administrações são pluriparlamentares e não pluripartidárias.
O pruriparlamentarismo se torna sustentações eleitoreiras, causando oportunismo individuais, sem um projeto amplo para o bem estar da população.
O pluripartidarismo se torna uma sustentação concreta, englobada dentro de um amplo projeto discutidos e avaliada pelos membros e segmentos de cada partido. Assim evitando o governo de causas próprias, Sendo que os responsáveis pelas atuações e detentores dos mandatos são os partidos. Quando um membro partidário comete falha, O nome de uma instituição partidária que estará em jogo.
O Diretório do PSB em Diadema sempre atuou na oposição para o equilíbrio de governabilidade. Quando a situação apresenta a seriedade e responsabilidade partidária, automaticamente acontece aproximação de ambos.
Quando o governo da situação anunciou, que será pluripartidário e não pluriparlamentar, Automaticamente inicia se uma aproximação.

Análise política da Secretaria Geral do PSB Diadema.
Sotero do C. Brasil – Jaqueline Brasil – Eduardo Borges Brasil

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial